Carrinho
Onde Comprar Café Em Grãos

Onde comprar café em grãos? Descubra aqui!

Onde comprar café em grãos?

Beber um café logo pela manhã, é uma boa forma de iniciar um dia de trabalho ou até mesmo para se preparar para um exercício físico. Além disso, é interessante para uma pós-refeição em um dia frio.

Contudo, a melhor forma de garantir o sucesso em um gole de café, é entender um pouco das características que o fazem ser especial, além da conversa com especialistas de café que também podem ajudar bastante na hora de comprar grãos especiais.

Deve-se analisar, primeiramente, os tipos de grãos. Existem dois tipos: arábica e robusta. Sempre o melhor grão é do tipo arábica, pois demanda muitos cuidados na plantação, colheita e pós-colheita, possibilitando uma riqueza de bebidas excepcionais no sabor e no aroma.

Já no tipo de grão robusta, há um crescimento rápido e de pouca atenção. Dessa forma, ele possui o dobro de cafeína se comparado ao arábica e devido a essa especificidade, ele se torna duas vezes mais amargo e menos versátil.

A aparência do grão conta como um requisito que é preciso observar sempre. O bom grão de café tem que ser pouco ou nada brilhante.

Ao ter aspecto de muito brilho, significa que o grão foi torrado demais, ou por equívoco ou para esconder defeitos.

Logo, não é recomendável comprar grãos de café assim, pois a bebida será bem mais amarga.

É preciso analisar o conjunto de grãos, pois quanto mais homogêneo em tamanho e textura, melhor a qualidade do café.

Neste artigo, vamos te dar dicas incríveis sobre onde comprar o café e a diferença entre eles. Acompanhe a leitura para saber mais!

Cafés tradicionais x cafés especiais

Os cafés tradicionais são facilmente encontrados nos supermercados, seja em pó, bebidas instantâneas ou até mesmo em grãos. Os cafés tradicionais muitas vezes vão apresentar imperfeições que comprometem a bebida, geralmente são muito amargos, com pouco sabor e aroma. 

Entretanto existem os cafés especiais que são feitos com grãos mais nobres, com mais atenção e cuidado da plantação à colheita, tendo origem controlada. A SCAA (Associação Americana de Cafés Especiais) é referência no tema e organizou os aspectos e critérios que dão o selo de especial ao grão de café.

Segundo essa associação, a máxima excelência do café passa por diversos processos em um ciclo definido pelas seguintes etapas: 

  1. Produtor
  2. Comprador
  3. Torrador
  4. Consumidor

O produtor inicia o procedimento para se obter um café especial. Ele deve analisar a qualidade de café mais cabível para um tipo de altitude, clima e solo, sendo esses aspectos cruciais iniciais para obter uma boa colheita. Contudo, o processo de colheita não é a única etapa que implica na qualidade do café, o segredo encontra-se na pós-colheita.

O comprador deve ser experiente em analisar a aparência dos grãos, assim como constatar aromas, sabores e outros aspectos. 

O terceiro passo é a torrefação que é de suma importância. É preciso que o torrador tenha conhecimento de todos os detalhes como transferência de calor, termodinâmica e química do fruto para que os grãos alcancem toda a qualidade que eles podem ter. 

Desta forma, observa-se como a produção do café especial não é algo simples, pois é necessário ter excelência e exigência com os cuidados específicos até a chegada no consumidor.

Características dos cafés especiais

Depois de compreender as principais etapas da obtenção de cafés especiais, entende-se que a diferença entre o especial e o tradicional, vai muito além da produção, envolve diversos outros fatores que exigem muita atenção e cuidado. Contudo, a fabricação especial visa destacar e expor o melhor do café em grão, sem que ele contenha imperfeições.

Doçura

Essa característica é essencial no café especial, esse tipo de café costuma ser doce por natureza e é uma das principais diferenças em relação ao café tradicional. Além disso, em cafés tradicionais, a torra é escura para esconder possíveis imperfeições, enquanto o perfil no grão especial possui equilíbrio no aspecto.

Acidez

É também fundamental para nivelar a qualidade do café bem feito, pois quando há acidez acentuada é devido a torra do grão. 

A torrefação sendo mais clara, pode acentuar a acidez e ao acentuar a acidez, há um destaque da doçura. Por outro lado, quando a torrefação é mais escura que o ideal (a torra média), pode ocorrer o comprometimento do sabor do café, pois vai diminuir a acidez e consequentemente, vai aumentar o amargor.

Aroma

São características da olfação, que podem ter cheiro floral, cítrico, frutado e achocolatado, dependendo da variedade e qualidade do grão. 

Nos cafés especiais em questão, os aromas são facilmente sentidos.

Corpo

É a densidade do café. Podendo ser mais encorpado ou menos, a depender da sensação de leveza ou peso que a bebida gera quando a pessoa está bebendo.

Sabor

É a combinação dos gostos e aromas dos grãos dos cafés, sendo imprescindível para avaliar a qualidade do grão. 

Os grãos de café são encontrados em qualquer lugar, mas os grãos especiais são vendidos somente em lojas especializadas, específicas e de compromisso com o cliente, como a MelhorCafé. Caso tenha interesse em conhecer sobre os nossos cafés, confira nossa loja online e aproveite a variedade de cafés de alta qualidade que temos.

Porque muitos acham que café em grãos especial é mais caro?

O café especial exige um trabalho mais manual e preciso a cada etapa do processo, para manter a lealdade às características especiais. 

Os grãos de café de uma mesma planta não amadurecem ao mesmo tempo, sendo necessário a colheita de 3 a 5 vezes para garantir seriedade na produção do café. Uma colheita feita de forma manual, já encarece o produto por si só. 

É necessário garantias de plantação para um café especial, como altitude mínima de 600 metros acima do nível do mar e temperatura variando entre 20ºC e 23ºC. Isto é, com solo próprio para produzir o grão de qualidade que irá compor o café especial. 

Vale ressaltar que o café especial é composto de grãos 100% da espécie Arábica, apresentando menos cafeína que a espécie Robusta e com mais cuidados na plantação, na colheita e até a chegada ao consumidor. 

Na colheita, os grãos que caem no chão não entram na gama de cafés especiais, apenas os retirados diretamente do pé de café. 

O mesmo acontece com grãos defeituosos, verdes ou de baixa qualidade, que não entram como grãos cafés especiais e vão para os cafés tradicionais.

Armazenamento do café em grãos

O armazenamento é feito em condições especiais para evitar umidade excessiva e o local precisa ser fresco e seco para preservar a máxima qualidade dos grãos. 

Outro aspecto delicado é na hora da torrefação, em que basta uma falha da exposição a altas temperaturas para que o café passe do ponto e ele deixe um gosto amargo, alterando o equilíbrio tão preservado pelos grãos especiais. Sendo este mais um motivo para aumentar o valor de um café especial em relação ao café tradicional. 

Portanto, o café em grão especial não é caro, é apenas o valor real de um café de qualidade. O café tradicional é mais barato devido a inferioridade na sua categoria. 

Além de que há valorização do trabalho manual do produtor de café, enquanto indústrias de cafés tradicionais promovem um ciclo de desvalorização desses cafeicultores, para produzirem cafés mais baratos.

Porque café moído na hora é melhor?

Já se perguntou alguma vez o porquê do café ser moído na hora? A resposta mais simples: para se ter o máximo de qualidade. Entretanto, numa resposta mais elaborada, é preciso moer o café na hora para que o sabor e aroma não sejam perdidos, além de que o grão moído antes fica susceptível de perda na qualidade, até correndo o risco de ser adulterado com outros ingredientes. 

O café é uma bebida feita para ser processada e consumida na hora, pois é um produto muito sensível ao oxigênio. O café oxida muito rápido ao entrar em contato com ar, principalmente após moído. Desta forma, o contato por muito tempo do produto com o ar causa degradação de alguns componentes do café, alterando o sabor e aroma originais. 

Inclusive, por este motivo, muitos cafés moídos vendidos em supermercados costumam vir com adulterações no sabor e na qualidade. Desta forma, para comprar grãos de café moído e garantir sua extrema qualidade até o final, é imprescindível adquirir em lojas de confiança e responsabilidade como a MelhorCafé. Nós iremos lhe garantir o melhor grão. E, consequentemente, com as medidas cabíveis para hermetizar a embalagem após o uso, você terá um produto de extrema qualidade, sabor e aroma. Entre em nossa loja online e confira os diversos tipos de cafés.

Onde comprar café em grãos?

A seguir, listamos os locais em que é possível adquirir grãos de cafés especiais.

1. Supermercados

De forma geral, é possível encontrá-los nas gôndolas de supermercados com diversas opções e marcas, de todos os tipos disponíveis para você comprar. Só é necessário ficar de olho na data de torra, no estado geral da embalagem e os componentes de plantio (muitos constam altitude, latitude e tipo de solo), pois garante a certificação de um produto de qualidade.

2. Direto do Cafeicultor

Existe a opção de comprar diretamente com os produtores ou torradores, pois estes vendem diretamente os grãos de café em feiras públicas. Principalmente nas cidades pequenas. Além de valor justo no momento de compra, você poderá ter acesso a história de plantio daquele grão fresco comercializado e como se deram as etapas até que o produto chegue ao consumidor.

3. Você pode comprar café em grãos em cafeterias

Há cafeterias que vendem os grãos especiais direto ao cliente em seus estabelecimentos, havendo a possibilidade de pedir ajuda ao barista. Assim, você pode pedir opiniões sobre cafés e até mesmo conhecer a história de plantio sobre o grão adquirido. Para melhor facilitar a vida do cliente e consumidor, a TEMCOFFEE ajuda na busca por cafeterias, torrefações, fazendas e plataformas de café. Desta forma, corrobora que o consumidor tenha acesso aos melhores grãos especiais.

4. Lojas online para compra de café em grãos

Se você quer ter uma gama de variedades de cafés para experimentar os diferentes tipos de aroma e sabores, sem ter o trabalho de sair de casa, as lojas online vieram para te ajudar. 

Uma ótima opção é o MelhorCafé, que te oferece os melhores grãos, com a maior qualidade possível. Além disso, são dos melhores produtores rurais e que embalam os grãos com todo carinho para que chegue na sua casa um café de extrema qualidade.

Opte sempre por cafés especiais que possuem identificação dos produtores, propriedade e região de produção. Identifique se há selo de denominação da região produtora, sendo uma segurança a mais, mas nem sempre os produtores possuem recursos para obterem esse selo. 

Procure sempre por grãos de cafés especiais com torra fresca. Isso porque eles irão manter a qualidade do produto. Além disso, evite sites de revenda, pois estes dificilmente conseguem entregar cafés frescos o suficiente para garantir o máximo de qualidade. 

Além disso, a MelhorCafé oferece edições limitadas de grãos especialíssimos e de alta qualidade para o consumidor, se assegurando do sabor e nota sensorial que expressam no consumo. Há cafés para todos os tipos de gostos e paixões! Agora que você já aprendeu sobre o melhor local para se comprar café e onde vende os melhores grãos, venha conferir nossa loja para garantir os seus grãos especiais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Frete Grátis*

Em todos os cafés selecionados

30 dias para devolução fácil

30 dias de garantia

Envio para todo Brasil

Receba seu café fresquinho

Compra 100% segura

Pix / Beleto / MasterCard / Visa

A MelhorCafé utiliza cookies para personalizar anúncios e melhorar sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com nossa Política de Privacidade.